O homem que morreu na queda de avião em Bom Retiro, na Serra catarinense, foi identificado como José Germano Luchmann, de 61 anos. O acidente aconteceu na tarde deste domingo, 17 de agosto, em uma propriedade às margens da SC-110, na localidade de Caneleira, próxima a Santa Clara.
Luchmann, que pilotava a aeronave Piper Savage Cub, de matrícula PU-KFR, não resistiu aos ferimentos. Ele era proprietário do Hotel Pontal, em Palhoça, e integrava a diretoria da Associação Brasileira de Pilotos de Aeronaves Leves (Abul). Residente em São José, na Grande Florianópolis, costumava compartilhar nas redes sociais registros de voos e sua paixão pela aviação.
A passageira sobrevivente foi identificada como Luciana Bombasar, de 49 anos. Ela sofreu fraturas expostas nas pernas, traumatismo cranioencefálico e fratura de pelve, além de quadro de choque. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Luciana estava com a parte inferior do corpo presa na aeronave, mas foi retirada rapidamente, sem necessidade de ferramentas de desencarceramento.
Após receber os primeiros atendimentos no local, a vítima foi levada pelo Samu ao Hospital de Bom Retiro e posteriormente transferida para Lages, em uma unidade de suporte avançado.
As equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Militar atuaram na ocorrência, que foi registrada por volta das 17h10. Devido ao vazamento de combustível da aeronave, os bombeiros precisaram montar uma linha pressurizada para evitar riscos maiores.
A causa do acidente ainda será investigada.