Brasil e Nigéria selam novos acordos para fortalecer relações comerciais e tecnológicas

Brasil aposta em livre comércio e solidariedade com o continente africano durante visita de Estado do presidente Bola Tinubu nesta segunda-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou o compromisso do Brasil em ampliar o intercâmbio comercial com a Nigéria e promover cooperação em áreas estratégicas como agricultura, energia e tecnologia. Durante a visita de Estado do presidente nigeriano, Bola Tinubu, nesta segunda-feira, 25 de agosto, no Palácio do Planalto, Lula destacou a necessidade de retomar e fortalecer os laços históricos entre as duas nações.

Em declaração à imprensa, Lula lamentou a queda nas trocas comerciais entre os países, que caíram de US$ 10 bilhões em 2014 para US$ 2 bilhões em 2024, e ressaltou a importância de combater o protecionismo global com uma integração produtiva mais ampla.

“Nos últimos governos, o Brasil se distanciou da África. Duas das maiores economias da América Latina e da África devem ter um intercâmbio muito maior”, afirmou o presidente brasileiro.

Entre os setores de cooperação destacados estão agricultura, pecuária, petróleo e gás, fertilizantes, aeronaves e maquinário. Atualmente, 74% das exportações brasileiras para a Nigéria são de açúcares e melaços, enquanto 48% das importações são de fertilizantes e 48% de petróleo e derivados.

Lula também reforçou a dívida histórica do Brasil com o continente africano, lembrando os 350 anos de escravidão, e afirmou que essa reparação deve se dar com solidariedade, transferência de tecnologia e desenvolvimento conjunto.

“A única forma de a gente pagar não pode ser mensurada em dinheiro, tem que ser mensurada em solidariedade”, declarou Lula.

O presidente nigeriano, Bola Tinubu, elogiou o potencial do Brasil e mostrou interesse em colaborações nas áreas de medicamentos genéricos e gás natural, incluindo parcerias com a Petrobras. “Eles sabem que o Brasil tem os ativos que nós precisamos”, afirmou.

Durante a visita, foram assinados cinco atos bilaterais, incluindo:

  • Acordo de aviação civil, com voo direto entre São Paulo e Lagos operado pela Air Peace;
  • Memorandos de entendimento em formação diplomática, consultas políticas, comércio e investimentos entre o BNDES e o Banco de Agricultura da Nigéria;
  • Parceria em ciência, tecnologia e inovação, com foco em biotecnologia, bioeconomia, transformação digital e desenvolvimento espacial.

O combate ao crime organizado e ao tráfico internacional de drogas também entrou na pauta, com anúncio da designação de um adido da Polícia Federal para atuar em Abuja ainda neste semestre.

“Nenhum país isoladamente conseguirá debelar a criminalidade nacional. A criminalidade está evoluindo a uma velocidade sem precedentes, exigindo ações multilaterais urgentes e coordenadas”, declarou Lula.

A programação do presidente Tinubu no Brasil inclui encontros com os presidentes do Senado, da Câmara e do STF, além do encerramento do Fórum Empresarial Nigéria-Brasil, ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Com 65 anos de relações diplomáticas, Brasil e Nigéria reafirmam seus laços históricos e estabelecem novas bases para um futuro de cooperação estratégica e desenvolvimento conjunto.

Farinvest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo