A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BABM), atendeu, na terça-feira, 26 de agosto, uma denúncia envolvendo a construção irregular de uma pista de Velo Car e Kart Cross no interior de Marau, no Rio Grande do Sul.
No local, foi constatada a ocupação de cerca de 1,95 hectare (19.500 m²), dos quais 0,9 hectare (9.000 m²) está situado em Área de Preservação Permanente (APP). Para a abertura da pista, houve a supressão de 0,041 hectare (410 m²) de APP e 0,58 hectare (5.800 m²) de sub-bosque, além da derrubada de uma Araucaria angustifolia, árvore ameaçada de extinção.
A vistoria também revelou a existência de uma edificação irregular de 50 m² em APP, além de desvio e canalização de curso hídrico com uso de tubos inadequados. Duas araucárias sofreram danos em suas raízes e soterramento parcial, e foi identificado ainda o desmatamento adicional de 0,15 hectare (1.500 m²) em APP.
Diante das constatações, foram caracterizadas diversas infrações ambientais, incluindo supressão de vegetação nativa, construção em APP, intervenção em curso hídrico e danos a espécies protegidas. Os responsáveis foram autuados e boletins de ocorrência policial foram lavrados conforme a legislação ambiental vigente.