Brigada Militar flagra supressão ilegal de vegetação nativa e araucárias em Fontoura Xavier
Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental, encontra 59 pinheiros-brasileiros derrubados e área de 0,78 hectare devastada no bioma Mata Atlântica, sem autorização ambiental

Neste domingo, 31 de agosto, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BABM), realizou uma fiscalização no interior do município de Fontoura Xavier após o recebimento de uma denúncia anônima.
Durante a vistoria, foram encontrados 59 exemplares de pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia) suprimidos de forma irregular. A espécie é nativa do Brasil e considerada ameaçada de extinção.
Além disso, foi constatada a prática de destoca mecânica em uma área de 0,78 hectare (7.800 m²), realizada por meio da abertura de estradas internas, afetando diretamente espécies do bioma Mata Atlântica, um dos mais ricos em biodiversidade e também um dos mais ameaçados.
A atividade era executada sem qualquer tipo de autorização ambiental. Diante da irregularidade, foi lavrada a Comunicação de Ocorrência Policial, e o caso será encaminhado para os órgãos competentes para as providências cabíveis.