Brigada Militar prende 62 pessoas e apreende 65 galos em rinha no RS

Brigada Militar prende 62 pessoas por crime de maus-tratos e apreende 65 galos usados em combates ilegais durante operação no Vale do Rio Pardo

A Brigada Militar prendeu 62 pessoas e apreendeu 65 galos utilizados em rinha, no sábado, 9 de agosto, no interior de Candelária, no Vale do Rio Pardo. A operação foi conduzida pelo 2º Batalhão Ambiental (2º BABM) de Cachoeira do Sul.

Durante a ação, os policiais encontraram aves em condições inadequadas, arena de combate, utensílios, medicamentos e R$ 9.735 em dinheiro. O espaço estava totalmente estruturado para as rinhas, com equipamentos para a preparação e tratamento dos animais antes e depois das lutas.

De acordo com a Brigada Militar, todos os envolvidos foram identificados e responderão pelo crime de maus-tratos, previsto no artigo 32 da Lei nº 9.605/98, que trata dos crimes ambientais. A legislação prevê pena de detenção e multa.

A prática de rinha de galo é proibida no Brasil. O Supremo Tribunal Federal (STF) já confirmou, em diferentes decisões, que a atividade viola a proteção constitucional à fauna, por submeter os animais a sofrimento e crueldade, prevendo punição também para quem promove, participa ou assiste a esse tipo de evento.

Sair da versão mobile