Cidades da Metade Norte do Rio Grande do Sul registraram chuva congelada neste domingo, 24 de agosto. O fenômeno ocorreu em locais como Palmeira das Missões e Soledade, resultado da atuação de uma massa de ar frio combinada com a instabilidade gerada por uma frente fria sobre a região. As temperaturas durante a tarde eram baixas, com destaque para 2,9 °C em São José dos Ausentes e 4,5 °C em Cambará do Sul. Já na madrugada, municípios do Sul, como Herval e Livramento, registraram mínimas negativas.
Com os registros deste domingo, o Rio Grande do Sul soma 51 dias com mínimas abaixo de zero em 2025, distribuídos entre abril e agosto. A massa de ar frio atual, embora intensa, não é a mais forte do ano. Ela chegou pelo Pacífico e causou queda acentuada nas temperaturas no Chile, onde Santiago teve sua maior nevada desde 2017 entre quinta e sexta-feira. O fenômeno observado no estado, conhecido como sleet, ocorre quando flocos de neve parcialmente derretidos se recongelam antes de atingir o solo, formando pequenas pelotas translúcidas de gelo.
Diferente do granizo e da chuva congelante, a chuva congelada já atinge o solo em estado sólido, podendo deixar ruas e calçadas escorregadias. O sleet é comum em regiões de latitude média, como o Sul do Brasil, onde há maior chance de inversões térmicas durante o inverno. O fenômeno reforça o comportamento dinâmico do clima gaúcho, marcado por variações bruscas e eventos invernais expressivos, mesmo no final de agosto.
Informações Metsul, foto