Instabilidade começa a avançar a partir de segunda-feira com risco de tempestades severas no Cone Sul
A MetSul Meteorologia alerta para a formação de um ciclone extratropical ainda sobre o continente, com previsão de chuva forte, temporais e rajadas de vento que podem atingir até 100 km/h em países do Cone Sul. O fenômeno começa a se organizar na terça-feira, 19 de agosto, entre a Argentina e o Uruguai, e deve se deslocar para o Atlântico na quarta-feira, 20 de agosto, ganhando força durante a sua fase de maturidade.
O período mais crítico será entre a tarde de terça e o início de quarta-feira, quando uma linha de instabilidade deve avançar pelo Uruguai, Argentina, Paraguai, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, trazendo risco de chuva intensa, vendavais, queda de granizo e até a possibilidade de tornados isolados. As áreas de maior preocupação incluem o Nordeste da Argentina, o Centro-Sul do Paraguai, o Noroeste gaúcho e o Oeste catarinense.
Além das tempestades, o vento forte deve ser uma das principais ameaças. No Rio Grande do Sul, rajadas de 70 km/h a 90 km/h são esperadas em várias regiões, especialmente no litoral e na Lagoa dos Patos, onde podem chegar a 100 km/h. A força do vento tem potencial para causar destelhamentos, quedas de árvores, interrupção no fornecimento de energia e danos em estruturas, embora a intensidade não deva superar o ciclone registrado no fim de julho.