Ciclone se forma na Argentina e provoca ventos fortes no Rio Grande do Sul no início da semana, prevê Metsul
Sistema de baixa pressão entre o sábado e o domingo gera ventos de até 80 km/h em regiões do estado, com maior intensidade no litoral, Oeste e áreas elevadas

Uma ciclogênese entre o Oeste e o Centro da Argentina, a partir deste fim de semana, deve provocar ventos fortes no Rio Grande do Sul no começo da próxima semana. A formação do ciclone ocorre devido ao avanço de uma baixa pressão em altitude, com ar frio, que se desloca do Pacífico, cruza os Andes e se intensifica sobre o território argentino. O sistema será barrado por um grande centro de alta pressão no Atlântico, o que impedirá o aprofundamento do ciclone, mas criará um significativo contraste de pressão atmosférica, gerando ventos intensos sobre o estado gaúcho, as informações são da Metsul.
As rajadas mais fortes são esperadas no domingo e na segunda-feira, com velocidades médias entre 40 km/h e 70 km/h, podendo ultrapassar os 80 km/h em pontos isolados, especialmente no litoral, na região da Lagoa dos Patos e na Serra. Em Porto Alegre, o vento será mais perceptível no fim da tarde de domingo e ao longo da segunda-feira, com rajadas de até 70 km/h em áreas como os morros e margens do Guaíba. Já na terça-feira, o litoral ainda poderá registrar ventos entre 50 km/h e 70 km/h, enquanto o restante do estado terá diminuição gradual das rajadas.
Apesar da força dos ventos, não são esperados danos estruturais significativos, pois o ciclone não terá grande intensidade. A principal consequência deverá ser a ocorrência de cortes pontuais de energia elétrica, sem impacto relevante na rede elétrica. A MetSul Meteorologia reforça que o fenômeno é menos severo do que os ciclones registrados recentemente e continuará monitorando as condições para manter a população informada.