Cirurgia em Santa Catarina remove 700g de tumores faciais de paciente com neurofibromatose

Homem de 40 anos inicia série de nove procedimentos gratuitos para recuperar funções e autoestima

Um homem de 40 anos passou por uma cirurgia em Araranguá, no Sul de Santa Catarina, para a retirada de 700 gramas de tumores faciais causados pela neurofibromatose, doença genética rara que provoca o surgimento de tumores benignos ou malignos. O procedimento integra um tratamento gratuito, que prevê outras oito cirurgias ao longo dos próximos seis meses.

O paciente convive com a condição desde a infância e já enfrentou dificuldades para se alimentar e respirar. Antes da intervenção, ele precisava levantar o nariz para comer e sofria com o preconceito devido à aparência.

O atendimento é realizado pelo Projeto Leozinho, criado pelo cirurgião bucomaxilofacial Raulino Brasil, que oferece reconstruções faciais gratuitas para pacientes de todo o país. O homem já passou por duas cirurgias e aguarda novas etapas para reconstrução do nariz e da boca.

Segundo o médico, as intervenções têm o objetivo de restaurar funções básicas e devolver a autoestima ao paciente. Embora exista a possibilidade de os tumores retornarem, as remoções parciais facilitam procedimentos futuros e reduzem riscos.

Animalada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo