Corrente de jato trará calor acima da média no Rio Grande do Sul no início de setembro, prevê Metsul

Atuação de sistema atmosférico associado a ciclone na Argentina elevará as temperaturas em diversas regiões gaúchas entre domingo e segunda

Uma corrente de jato em baixos níveis, associada à formação de um ciclone entre o Oeste e o Centro da Argentina, trará ar quente para o Rio Grande do Sul na virada do mês. De acordo com a MetSul Meteorologia, o calor não será extremo, mas as temperaturas ficarão acima da média para esta época do ano, especialmente entre domingo, 31 de agosto, e segunda-feira, 1º de setembro. O fenômeno transportará ar quente do Centro-Oeste brasileiro com ventos moderados a fortes do quadrante Norte.

Neste sábado, 30 de agosto, os termômetros devem marcar entre 25ºC e 30ºC em grande parte do estado, com destaque para o Noroeste, Oeste, Centro, Vales e Grande Porto Alegre. No domingo, 31 de agosto, a nebulosidade e a chuva no Oeste devem conter o aquecimento, mas o Noroeste segue com máximas entre 27ºC e 29ºC, enquanto o Centro, os vales e a região metropolitana registram entre 25ºC e 27ºC. Já na segunda-feira, 1º de setembro, a Metade Norte terá as maiores temperaturas, com marcas entre 28ºC e 30ºC em pontos da Grande Porto Alegre e dos vales.

A corrente de jato em baixos níveis é um corredor de vento na baixa atmosfera, atuando entre um e dois quilômetros de altitude. Sua formação está ligada à queda acentuada da pressão atmosférica provocada por um processo de ciclogênese que começará no domingo na Argentina. Com isso, o Rio Grande do Sul vivenciará um início de setembro com calor moderado e ventos mais intensos, influenciados diretamente por esse sistema atmosférico.

Informações Metsul.

Regina Coeli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo