DNIT conclui obras em quatro dos sete pontos críticos da BR-470 entre Barão e Montenegro

Intervenções visam estabilização de encostas e segurança viária, com previsão de conclusão total até outubro de 2025

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue executando obras emergenciais na BR-470, entre os municípios de Barão e Montenegro, com foco na estabilização de encostas e recuperação de trechos atingidos por deslizamentos registrados em 2024. As intervenções adotam soluções de engenharia adaptadas às condições geológicas locais e já resultaram na finalização de quatro dos sete pontos críticos mapeados.

O investimento federal nas obras ultrapassa R$ 57 milhões, reforçando o compromisso com a segurança dos usuários da rodovia. Abaixo, confira o andamento das intervenções:

Ponto 1 – km 254:
Com 140 metros de extensão, conta com 95% das obras executadas. As ações incluem retaludamento, grampeamento do solo, aplicação de biomanta de fibra vegetal e instalação de drenos horizontais profundos (DHPs).

Ponto 2 – km 254:
Obra 100% concluída em um trecho de 45 metros, com retaludamento, DHPs, enrocamento e drenagem por sarjeta.

Ponto 3 – km 260:
Trecho de 170 metros com 90% de execução, utilizando aterro de rocha e enrocamento.

Ponto 4 – km 260:
Com 130 metros, foi implantada uma cortina atirantada de três metros de altura, utilizando estacas raiz, tirantes e estrutura de fundação. Obra totalmente finalizada.

Ponto 5 – km 260:
Um dos trechos mais complexos, com 450 metros e 70% de execução, devido a instabilidades em taludes rochosos e áreas com inclinação negativa. As ações incluem tela metálica de alta resistência e chumbadores. Um novo segmento foi identificado recentemente, com 20% de avanço nas intervenções.

Ponto 6 – km 261:
Com 135 metros, os serviços de retaludamento, DHPs, enrocamento e drenagem estão 100% concluídos.

Ponto 7 – km 267:
Trecho de 214 metros recebeu retaludamento, aterro compactado, muro de gabião, drenagem e DHPs, com obra totalmente finalizada.

As obras têm como objetivo aumentar a segurança viária em áreas suscetíveis a deslizamentos e instabilidades geológicas. A previsão é de que todas as frentes de trabalho estejam concluídas até outubro de 2025.

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