DNIT inaugura viaduto de R$ 43 milhões na BR-116 com acesso a São Lourenço do Sul
Estrutura promete reduzir tempo de viagem, aumentar a segurança e impulsionar o turismo na região

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entregou, nesta quarta-feira, 13 de agosto, o viaduto de acesso a São Lourenço do Sul e ao distrito de Boqueirão, localizado no km 465 da BR-116.
A obra, contemplada no Novo PAC, recebeu investimento de R$ 43 milhões do Governo Federal e integra o projeto de duplicação da rodovia entre Guaíba e Pelotas. Com o novo viaduto, a mobilidade na região terá melhora significativa, impulsionando o turismo e garantindo mais segurança aos motoristas.
A estrutura, em formato de trevo, possui um elevado de 70 metros em pista dupla e alças que facilitam o deslocamento. O acesso elimina a necessidade de percorrer cerca de cinco quilômetros extras para retornos, trajeto usado há mais de um ano devido às obras, beneficiando moradores e visitantes.
Conhecida como “Pérola da Lagoa”, São Lourenço do Sul é um dos principais destinos turísticos da região, com população que salta de 50 mil para 150 mil habitantes no verão. Além das praias na Lagoa dos Patos, o município oferece o roteiro rural Caminho Pomerano, que reúne gastronomia típica, artesanato, prédios históricos e tradições culturais.
A duplicação da BR-116/RS beneficiará diretamente 12 municípios entre Guaíba e Pelotas. A rodovia registra diariamente cerca de 3,8 mil caminhões de carga e 2,2 mil veículos de passeio. O projeto inclui travessias urbanas, ruas laterais, pontes, viadutos e passarelas, proporcionando mais segurança e organização no tráfego.
Além do novo viaduto, já foram inauguradas obras semelhantes em Barra do Ribeiro, Turuçu e Arroio do Padre. Atualmente, 180 dos 211,2 quilômetros de pistas duplicadas já estão em operação, o que representa 85,9% da duplicação concluída. Seguem em andamento mais dois viadutos em Camaquã e uma ponte em Cristal.
A BR-116, maior rodovia do país, é a principal ligação do sul do estado ao Porto de Rio Grande e um dos principais corredores de escoamento de produção entre o Brasil e o Mercosul.