Estudo revela que 1 a cada 50 pessoas vive com HIV na região metropolitana do RS

A macrorregião metropolita do Rio Grande do Sul registra 1 em cada 50 pessoas vivendo com HIV, segundo estudo inédito do Hospital Moinhos de Vento, revelando uma epidemia generalizada do vírus, 64% acima do limite considerado controlado pela OMS.

A pesquisa, que analisou 11 municípios — Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Viamão — apontou prevalência de 1,64%, ultrapassando o parâmetro de epidemia controlada definido pela Organização Mundial da Saúde.

Outro dado alarmante é que um terço das pessoas diagnosticadas desconhecia estar infectado, evidenciando uma transmissão silenciosa e a necessidade de ampliar a testagem. No estado, entre quase 8 mil participantes analisados, a prevalência estimada foi de 0,99%.

O levantamento também busca embasar políticas públicas baseadas em evidências para combater as desigualdades sociais sistêmicas que influenciam a disseminação das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com destaque para HIV e sífilis.

Com informações do Jornal Correio do Povo.

Mario Augusto Dias Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo