Mesmo controlando boa parte do jogo e demonstrando mais iniciativa ofensiva, o Grêmio saiu de mãos vazias do Maracanã neste sábado. A equipe de Mano Menezes teve mais posse e tentou comandar as ações, mas foi superada pelo Fluminense por 1 a 0, em duelo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado por Everaldo, aos 43 minutos do primeiro tempo, após jogada aérea que confundiu a zaga gremista.
A etapa inicial começou morna, com as duas equipes se estudando e buscando encaixe tático. O Grêmio tentou ser mais propositivo, criando a primeira chance com Alysson, que driblou dois marcadores e finalizou com perigo. O Fluminense respondeu em lances pelo alto, até que, perto do intervalo, uma sobra na área terminou nos pés de Everaldo, que chutou cruzado para abrir o placar. A partir daí, o time carioca cresceu em campo e dificultou as investidas gaúchas.
Na segunda metade do jogo, o técnico Mano Menezes fez diversas alterações para buscar o empate, com destaque para as entradas de Camilo, Edenílson, Aravena, Cristaldo e, mais tarde, Jardiel. O Grêmio pressionou e criou boas jogadas com Braithwaite, mas esbarrou na atuação segura do goleiro Fábio e na consistência defensiva do adversário. O Fluminense ainda desperdiçou um pênalti cobrado por Everaldo, que acertou a trave, mas conseguiu sustentar a vantagem até o apito final.
Após o tropeço, o Grêmio volta suas atenções para a próxima rodada, quando enfrentará o Sport na Arena, no sábado (10), às 20h30. A equipe gaúcha busca reencontrar o caminho das vitórias para reagir no Brasileirão.