Expointer 2025 bate recorde de participação e celebra diversidade animal
Com o maior número de animais em 12 anos, feira destaca novas raças, retorno das aves e expansão interestadual

A 48ª edição da Expointer, marcada para acontecer entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro no Parque Assis Brasil, em Esteio, já demonstra sua grandiosidade com a inscrição de 5.107 animais de argola, número que representa um salto de 47,69% em relação ao ano anterior. O expressivo crescimento se deve em grande parte ao retorno das aves e pássaros, que ficaram de fora nas últimas edições por conta de restrições sanitárias provocadas por surtos de gripe aviária e doença de Newcastle.
Mesmo excluindo a participação dessas espécies, o evento ainda apresenta um aumento de 21% no total de animais, reforçando a confiança do setor agropecuário na feira. O comissário-geral Pablo Charão destacou a presença de exemplares de todos os Estados brasileiros, o que só foi possível devido ao recente reconhecimento do país como área livre de febre aftosa sem vacinação. Dos 1.381 bovinos inscritos, 260 são oriundos de fora do Rio Grande do Sul, ampliando o caráter nacional da mostra.
A diversidade também marca presença com duas raças estreantes: a Murciana, de caprinos leiteiros espanhóis, e os Greyman, bovinos de corte originados na Austrália. Outro destaque é o retorno da raça Anglo-Árabe de cavalos. Entre os equinos, chama atenção o número de pôneis, que mais que dobrou, totalizando 217 animais, exigindo até um dia extra de julgamento para atender à demanda. A categoria de ovinos também teve crescimento expressivo, com 997 exemplares confirmados.
O número final de participantes ainda será ampliado com a inscrição dos animais rústicos, que segue até 14 de agosto. Enquanto isso, o clima entre produtores, criadores e organização é de entusiasmo e otimismo, consolidando a Expointer como uma das principais vitrines do agronegócio nacional.