Faustão passa por quatro transplantes em dois anos e Central de Transplantes esclarece critérios

Central de transplantes reforça que procedimentos seguiram ordem de gravidade e critérios do SUS

A Central de Transplantes do Estado de São Paulo esclareceu que os recentes procedimentos cirúrgicos de Fausto Silva, de 75 anos, seguiram critérios de gravidade previstos na legislação. O apresentador passou, na quarta-feira, 6 de agosto, por um transplante de fígado, e no dia seguinte, quinta-feira, 7 de agosto, por um retransplante renal, ambos realizados no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

De acordo com a Secretaria de Saúde, Faustão foi inscrito em maio de 2025 na fila para transplante duplo, após ser diagnosticado com insuficiência hepática e renal. O órgão afirmou que a ordem de atendimento respeitou a gravidade do caso.

O apresentador já havia recebido um transplante de coração em agosto de 2023 e um transplante de rim em fevereiro de 2024, também dentro dos critérios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Central de Transplantes, a prioridade para transplantes é definida por fatores como ordem cronológica, gravidade da doença, disponibilidade do órgão e ausência de tratamentos alternativos, sendo acelerada em casos de risco de morte.

Sair da versão mobile