A atriz Fernanda Torres, 59, usou as redes sociais para se despedir de sua sogra, Irina Popow, mãe do diretor Andrucha Waddington, que faleceu no sábado (16) aos 92 anos.
“Ontem, Irina Popow, minha sogra, partiu. Uma mulher impressionante, nascida na Ucrânia, que sobreviveu ao Holodomor de Stalin, à invasão de Hitler, viveu em um campo de refugiados na Polônia do pós-guerra e migrou para este país tropical, onde construiu sua família. Uma saga narrada em um livro precioso que ela escreveu, chamado Adeus, Stalin. Paz e amor, Ir”, escreveu Fernanda.
Irina nasceu em Stálino, na Ucrânia, em 1933, e chegou ao Brasil em 1949, após passar por diversos campos de concentração, conforme relato da Companhia das Letras, editora que publicou seu livro Adeus, Stalin.
No Brasil, Irina trabalhou como babá, deu aulas particulares de russo, inglês e alemão, formou-se em Psicologia e atuou por anos no Hospital Pinel. A convite de Antônio Houaiss, também colaborou com os verbetes sobre Rússia e Bielorrússia para a Enciclopédia Mirador.
Fernanda Torres é casada com filho de Irina, Andrucha Waddington, desde 1997, e o casal é pai de Joaquim, 26, e Antônio, 16.