A atuação de um sistema de baixa pressão que se forma entre a Argentina, o Uruguai e o oeste da região traz de volta o clima instável a partir desta sexta-feira. A nebulosidade aumenta rapidamente ao longo do dia e se espalha por todo o estado, com destaque para a região nordeste, que já amanhece com céu encoberto e deve permanecer assim até o fim do dia. A temperatura segue mais alta do que o normal para esta época do ano, influenciada pelos ventos em altitude que sopram do norte, trazendo ar mais úmido e aquecido.
Com esse cenário, a sexta-feira deve registrar máximas entre 20°C e 22°C, mas é no sábado que o tempo muda de forma mais intensa. A previsão indica o avanço das áreas de instabilidade, aumentando a chance de pancadas de chuva, algumas delas acompanhadas por temporais. O risco é maior no norte e noroeste do estado, mas a região nordeste também pode ser atingida por tempestades isoladas, especialmente a partir da tarde de sábado.
O domingo segue no mesmo padrão, com a instabilidade ainda presente e a possibilidade de chuvas pontuais em diferentes áreas. A nebulosidade persistente deve derrubar as temperaturas, com máximas previstas entre 17°C e 18°C, marcando o início de uma sequência de dias nublados que pode se estender até o começo da próxima semana.