Uma forte massa de ar frio de origem continental começará a ingressar no Brasil no final desta quinta-feira, 7 de agosto, e avançará sobre dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, alerta a Metsul. Segundo a MetSul Meteorologia, as temperaturas devem cair bruscamente, com previsão de geada em vários pontos do país e possibilidade de neve no Planalto Sul Catarinense, além de temperaturas negativas em diversas áreas do Sul. O fenômeno será impulsionado por um centro de alta pressão atmosférica que atingirá até 1.030 hPa sobre o território argentino, deslocando o ar gelado para o território brasileiro.
Entre sexta-feira e o início da próxima semana, os termômetros devem registrar mínimas abaixo de zero em locais como os Campos de Cima da Serra (RS) e o Planalto Sul de Santa Catarina, com geada ampla no domingo, segunda e terça-feira. As madrugadas mais geladas no Sudeste estão previstas para o domingo e a segunda-feira, especialmente em regiões serranas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Cidades como Curitiba podem chegar a 1ºC, enquanto a capital paulista pode registrar temperaturas entre 3ºC e 5ºC, com geada ao sul da cidade.
A MetSul alerta que, apesar do avanço da instabilidade com frio intenso, não se trata de uma massa polar tão intensa quanto as de junho, que provocaram recordes de frio e neve. Ainda assim, há chance de precipitação invernal entre sexta à noite e a manhã de sábado, principalmente em áreas mais elevadas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A previsão inclui noites secas e geladas até a quarta-feira seguinte, com a geada se espalhando por estados como Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás, impactando especialmente setores agrícolas e a rotina de milhares de brasileiros.