Golpe do “morango do amor” engana consumidores no RS com falsas promoções nas redes sociais
Criminosos simulavam vendas do doce viral nas redes, exigiam pagamento via pix e não entregavam o produto aos compradores

Criminosos estão aplicando o “golpe do morango do amor” no Rio Grande do Sul, aproveitando a popularidade da sobremesa que viralizou nas redes sociais nas últimas semanas. Os estelionatários criam perfis falsos em redes sociais, anunciam promoções atrativas e direcionam os consumidores para páginas de pagamento. Após o envio do valor via pix, o produto nunca é entregue.
De acordo com o delegado Eibert Moreira Neto, diretor do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil, já foram registrados dois boletins de ocorrência relacionados ao golpe. Os suspeitos simularam uma plataforma de vendas, enganando diversas vítimas.
Para ampliar o alcance, os golpistas ainda impulsionam os anúncios com publicidade paga na internet, fazendo com que mais pessoas caiam no golpe.
O morango do amor é uma sobremesa composta por morango, brigadeiro branco e uma casquinha de caramelo de açúcar vermelha, semelhante à tradicional maçã do amor. É vendido em palitos ou em formato de bombom, com preços entre R$ 10 e R$ 25 em Porto Alegre.
A Polícia Civil orienta os consumidores a seguirem algumas recomendações para evitar esse tipo de fraude:
- Verifique sempre a veracidade dos anúncios na internet.
- Se possível, vá pessoalmente ao local ou entre em contato por outros meios.
- Busque referências em diferentes plataformas e nunca finalize uma compra sem confirmar a legitimidade do vendedor.
Fonte Jornal O Sul