Governo federal investe R$ 2,4 bilhões em novos equipamentos para a saúde pública

Recursos serão usados para fortalecer o atendimento básico e cirurgias no SUS, com preferência a produtos nacionais

O governo federal anunciou um investimento de R$ 2,4 bilhões na aquisição de mais de 10 mil equipamentos de saúde voltados ao atendimento básico e a cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida, divulgada na segunda-feira, 4 de agosto, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, prevê a preferência por produtos fabricados no Brasil, mesmo que tenham preços entre 10% e 20% superiores aos similares importados.

A primeira concorrência pública deve ter início ainda nesta semana, conforme cronograma do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde. A lista de equipamentos contemplados foi publicada na quinta-feira, 31 de julho.

Segundo o ministério, a margem de preferência tem o objetivo de valorizar bens e serviços nacionais, desde que cumpram os critérios estabelecidos pela Comissão Interministerial de Inovações e Aquisições do Novo PAC.

Atualmente, o Brasil produz cerca de 45% das necessidades nacionais em saúde, incluindo medicamentos, vacinas, equipamentos médicos e insumos. A meta do governo é elevar esse índice para 50% até 2026 e 70% até 2033.

Equipamentos para atenção primária e especializada

A lista de compras inclui 17 itens destinados ao atendimento básico e 11 voltados a cirurgias e procedimentos oftalmológicos, abrangendo tanto a atenção especializada quanto a atenção primária.

Entre os equipamentos para atenção primária, estão:

Na área da atenção especializada, os itens incluem:

Com essa iniciativa, o governo busca reforçar o abastecimento do SUS e impulsionar a indústria nacional de saúde, promovendo mais autonomia tecnológica e industrial ao país.

Sair da versão mobile