Granizo atinge diversas regiões do Rio Grande do Sul e preocupa com novos temporais

Fenômeno climático trouxe pedras de médio a grande porte em vários municípios e risco de novos episódios persiste nesta sexta-feira

O Rio Grande do Sul foi atingido por fortes temporais de granizo entre a noite de quinta-feira, 21 de agosto, e a madrugada desta sexta-feira, 22 de agosto. As ocorrências começaram no município de Porto Lucena, no Noroeste, e avançaram para outras cidades como Novo Hamburgo, São Leopoldo, Estância Velha, Portão, Barão, Santa Cruz do Sul, Teutônia, Guaíba e Sobradinho, acompanhadas de chuva intensa e muitos raios.

Segundo a MetSul Meteorologia, o fenômeno ocorreu devido à formação de uma frente quente, originada pelo encontro de ar muito quente em altitude com a atmosfera mais fria sobre o estado. Esse contraste favoreceu a criação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, responsáveis por tempestades de granizo e elevada incidência de descargas elétricas, comuns nos meses de inverno.

O risco de novos episódios continua nesta sexta-feira, especialmente no Centro, Sul e Leste do estado, inclusive na região de Porto Alegre. A previsão indica possibilidade de granizo de médio a grande tamanho, capaz de provocar danos localizados. Com o ingresso de ar mais seco em parte do território, a instabilidade tende a se concentrar na Metade Sul, onde os temporais podem ser mais intensos ao longo do dia.

Sair da versão mobile