Homem é preso por importunação sexual e ameaça dentro de ônibus na BR-116, em Caxias do Sul
Suspeito foi detido pela Polícia Rodoviária Federal após tocar passageira sem consentimento e fazer ameaças durante trajeto entre Gramado e Caxias do Sul

Na tarde de terça-feira, 19 de agosto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu em flagrante um homem de 28 anos por importunação sexual e ameaça a uma passageira em um ônibus no km 156 da BR-116, em Caxias do Sul.
A ocorrência teve início após um passageiro acionar a PRF, informando sobre um crime em andamento dentro do coletivo que fazia o trajeto entre Gramado e Caxias do Sul. Segundo o relato, o suspeito, que aparentava estar embriagado e sob efeito de drogas, constrangia as passageiras e tocou as pernas de uma mulher sem seu consentimento.
Após a agressão, a vítima procurou o motorista do ônibus para relatar o ocorrido. Nesse momento, o homem a ameaçou, dizendo ser membro de uma facção criminosa e que atiraria nela caso fosse denunciado. A pronta comunicação do passageiro que testemunhou os fatos permitiu a rápida intervenção da PRF.
Os policiais interceptaram o ônibus e, ao entrarem no veículo, identificaram o suspeito, que admitiu ter feito a ameaça, mas alegou estar “apenas brincando”. O homem, natural de Santa Rosa, possui extensa ficha criminal, com registros por estupro, roubo, furto, ameaça e posse de entorpecentes.
Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Judiciária de Caxias do Sul, onde foram adotados os procedimentos legais.
De acordo com a Lei nº 13.718/2018, o crime de importunação sexual é caracterizado por atos de conotação sexual sem o consentimento da vítima, como toques, apalpações, beijos forçados ou qualquer ação libidinosa que gere constrangimento. A pena prevista é de 1 a 5 anos de reclusão.