Instabilidade marca a sexta-feira no Rio Grande do Sul

Céu encoberto, pancadas de chuva e até risco de granizo voltaram a dominar o tempo no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Um sistema de baixa pressão atmosférica foi responsável por trazer a instabilidade desde a madrugada, espalhando temporais por diferentes regiões. A Serra e os Campos de Cima da Serra amanheceram sob forte instabilidade, especialmente nas primeiras horas do dia.

Com o avanço das horas, a condição tende a perder força nessa parte do estado, mas o sol aparece de forma tímida entre muitas nuvens. A tarde será marcada por ventos vindos do norte e noroeste, carregando calor e umidade, o que favorece o aumento das temperaturas. Enquanto isso, o cenário mais crítico se desloca para a metade sul e parte do oeste gaúcho, onde os volumes de chuva serão mais expressivos.

Apesar do calor no período da tarde, a atmosfera continuará instável. No final do dia, há previsão de novo aumento das pancadas de chuva na Serra e regiões próximas, tendência que se intensifica no sábado. O final de semana promete instabilidade ainda maior, com expectativa de chuvas volumosas e tempo fechado em grande parte do estado.

As temperaturas também entram em destaque: se nesta sexta o calor ainda se faz presente, no sábado a máxima já não deve passar dos 19°C a 20°C. No domingo, a queda será mais acentuada, trazendo sensação de frio e consolidando a virada no padrão climático após dias de tempo instável.

Sair da versão mobile