Maioria dos brasileiros ainda desaprova o governo Lula, mas diferença diminui, aponta pesquisa Quaest
Desaprovação ao governo Lula recuou para 51%, enquanto aprovação subiu para 46%, reduzindo a distância ao menor nível desde janeiro

A desaprovação ao governo Lula caiu dois pontos percentuais, marcando 51%, enquanto a aprovação subiu três pontos e alcançou 46%, segundo pesquisa Quaest divulgada na quarta-feira, 20 de agosto. A diferença de cinco pontos é a menor desde janeiro, quando houve empate técnico. A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Entre os segmentos que mais aprovam Lula estão os que ganham até dois salários mínimos, pessoas com ensino fundamental, católicos, idosos com 60 anos ou mais e moradores do Nordeste — todos com empate técnico na rodada anterior. A desaprovação masculina, que chegou a 20 pontos em maio, agora é de nove. Sobre o tarifaço de Trump, 51% acreditam que a medida tem motivação política, enquanto 23% atribuem à defesa de interesses comerciais dos EUA.