Agentes da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos realizaram na terça-feira, 5 de agosto, uma operação de fiscalização em seis estabelecimentos comerciais no município de Maçambará, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A ação resultou na apreensão e inutilização de mais de 1,4 tonelada de alimentos impróprios para consumo.
Durante a fiscalização, foram inspecionados três mercados, dois açougues e uma padaria. Produtos sem procedência, com validade vencida, armazenados de forma inadequada e com embalagens violadas foram as principais irregularidades identificadas. Devido à gravidade das condições, um açougue e a padaria foram interditados, apresentando problemas estruturais, falta de higiene e ausência de alvarás de funcionamento.
A operação contou com a participação dos promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Defesa do Consumidor de Porto Alegre, e Cristiane Denise de Freitas, de Itaqui. Também atuaram na ação servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS) e da Promotoria de Justiça de Itaqui, além de representantes da Vigilância Sanitária Municipal, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).