Mais de 15 cães são mortos por envenenamento em SC e moradores exigem ação das autoridades

Uma onda de envenenamentos de cães está gerando revolta e medo entre os moradores de Palhoça, na Grande Florianópolis. De acordo com relatos da comunidade do bairro São Sebastião, mais de 15 animais foram mortos somente em 2025.

O caso mais recente aconteceu no sábado, 23 de agosto, quando cinco cães foram encontrados envenenados. Um deles chegou a ser socorrido e levado ao veterinário, mas não resistiu.

Segundo testemunhas, pedaços de carne misturados com veneno proibido estão sendo deixados nas ruas para atrair os animais. Após a ingestão, os cães apresentam convulsões, salivação intensa e dificuldade respiratória.

Os moradores exigem providências das autoridades e denunciam a prática como um crime cruel e recorrente. Boletins de ocorrência já foram registrados e a Polícia Civil está investigando os casos. Amostras de animais mortos e laudos veterinários estão sendo analisados para confirmar a substância utilizada. Até o momento, ninguém foi preso.

A legislação brasileira considera crime os maus-tratos contra animais, com penas que podem chegar a cinco anos de prisão, além de multa. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 190 (Polícia Militar) ou 181 (Polícia Civil).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo