Mesa Diretora da Câmara envia à Corregedoria pedidos de suspensão de deputados por motim

Mesa diretora encaminha denúncias contra cinco parlamentares que teriam desrespeitado presidência e impedido funcionamento do plenário durante ocupação nos dias 5 e 6 de agosto

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados encaminhou, nesta sexta-feira, 8 de agosto, à Corregedoria Parlamentar os pedidos de abertura de processos disciplinares e suspensão cautelar de parlamentares que participaram do motim ocorrido nos dias 5 e 6 de agosto, quando o plenário da Casa foi ocupado e as sessões foram interrompidas.

Ao todo, cinco deputados podem ter seus mandatos suspensos por até seis meses. Estão na lista Marcel Van Hattem (Novo-RS), Marcos Pollon (PL-MS), Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Zé Trovão (PL-SC). A deputada Camila Jara (PT-MS) também foi denunciada, acusada de empurrar Nikolas Ferreira (PL-MG) durante a confusão.

Segundo nota oficial, esta é a fase inicial de análise preliminar, em que as denúncias são enviadas à Corregedoria para apuração detalhada. Caso haja indícios suficientes, o processo será remetido ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, responsável por deliberar sobre punições.

O colegiado já aplicou neste ano duas suspensões de mandato por três meses. A penalidade contra Gilvan da Federal (PL-ES) chegou ao fim na segunda-feira, 4 de agosto, e ele retomou o cargo. Já André Janones (Avante-MG) permanece afastado até domingo, 12 de outubro.

Com informações da Agência Câmara

Bés

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo