MPRS pede internação de adolescente que matou criança durante ataque a escola no norte do RS
Promotoria de Justiça de Getúlio Vargas aponta necessidade de internação para proteger a sociedade e dar resposta institucional à violência

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) solicitou a internação do adolescente de 16 anos que atacou alunos e uma professora na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, localizada em Estação, no Norte do Estado. A manifestação final foi apresentada na segunda-feira, 4 de agosto, pela Promotoria de Justiça de Getúlio Vargas.
O pedido foi feito pelo promotor Alexandre Vinícius Murussi, após o encerramento da fase de instrução do processo, que reuniu depoimentos de testemunhas e laudos psicológicos e psiquiátricos. O adolescente responde por atos infracionais análogos aos crimes de homicídio e tentativa de homicídio.
Com a finalização da etapa de produção de provas, a defesa terá agora a oportunidade de apresentar suas alegações finais. Após isso, o caso será julgado pela magistrada responsável.
Para o promotor, a internação é necessária “visando à proteção da sociedade e à adequada resposta institucional diante da violência praticada”.
Relembre o ataque
O crime ocorreu na segunda-feira, 8 de julho. Armado com uma faca, o adolescente entrou na escola com o pretexto de entregar um currículo e, em seguida, iniciou o ataque, ferindo estudantes e uma professora.
Uma das vítimas, uma criança de nove anos, morreu no local. Segundo o prefeito Geverson Zimmerman, a vítima era aluna do terceiro ano do ensino fundamental e foi atingida com cortes na região do tórax. Sua identidade não foi divulgada. O autor foi apreendido logo após o crime.