Nove pessoas são presas em operação contra roubo, tráfico de drogas e associação criminosa no RS
Ação integrada da Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Penal cumpre mandados em Porto Alegre e Charqueadas; presos usavam celulares dentro do sistema prisional para comandar crimes

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 6ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, deflagrou uma operação conjunta com a Brigada Militar e a Polícia Penal na manhã de quarta-feira, 13 de agosto, para o combate a crimes de roubo majorado, tráfico de drogas e associação criminosa. A ofensiva resultou na prisão de nove pessoas.
Segundo o delegado Marcos Meirelles, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na Penitenciária Estadual de Charqueadas III (PEC III), além de sete mandados de busca no bairro Santa Rosa de Lima e um no bairro Campo Novo, ambos em Porto Alegre. Também foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva, sendo cinco deles contra indivíduos já recolhidos ao sistema prisional.
De acordo com a investigação, os detentos utilizavam telefones celulares dentro da prisão para comandar ações criminosas como tráfico de drogas, roubos e extorsões, com o apoio de comparsas em liberdade, que executavam as ordens e prestavam contas.
A apuração teve início após a prisão em flagrante de um dos envolvidos em um roubo triplamente majorado a uma residência na área da 6ª DP. Durante as diligências, foram apreendidas 700 pedras de crack, porções de maconha e celulares no bairro Santa Rosa de Lima. Na PEC III, três celulares foram encontrados com os alvos.
Ao todo, sete mandados de prisão preventiva foram cumpridos e um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas, totalizando nove prisões na operação.