Ovinos da raça Texel são os primeiros a chegar à Expointer 2025

Ovinos naturalmente coloridos viajaram de Tupanciretã a Esteio e abriram os portões do Parque de Exposições Assis Brasil na manhã de segunda-feira

Os primeiros animais a entrar no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na manhã de segunda-feira, 25 de agosto, foram dois ovinos da raça Texel Naturalmente Coloridos, que chegaram após uma viagem iniciada às 14h de domingo, 24 de agosto, na Fazenda do Angico, em Tupanciretã. A chegada oficial marcou o início simbólico da Expointer 2025, que ocorrerá de sábado, 30 de agosto, até domingo, 7 de setembro, e contará com a presença de 6.696 animais, sendo 997 ovinos.

“É a primeira vez que chegamos em primeiro lugar”, comemorou Adilmar Sanches, tratador dos ovinos, que têm 24 e 28 meses e pesam cerca de 100 quilos cada. Ele destacou o cuidado com o bem-estar dos animais, evitando longas esperas no desembarque.

A edição deste ano da Expointer registra o maior número de ovinos da história da feira, com um aumento de 47% na inscrição de animais em comparação com 2024. “Isso tem um simbolismo muito forte. A expectativa de geração de negócios será fundamental para o agronegócio gaúcho, que representa 40% do PIB do Estado”, destacou o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum.

Além da exposição de animais, a Expointer contará com debates sobre renegociação de dívidas de produtores, genética animal, tecnologia agrícola e atrações culturais. Mais de 50 shows e danças estão previstos durante o evento.

A subsecretária do Parque, Elizabeth Cirne-Lima, afirmou que o local está pronto para receber o público, após uma série de melhorias estruturais. “Reformamos pavilhões, estacionamentos, redes de energia e espaços de lazer. A Expointer começa com a chegada das estrelas da festa”, disse.

O trabalho de fiscalização sanitária é coordenado por Aurélio Vieira, do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, com 48 servidores atuando diariamente das 8h às 22h. Todos os animais passam por exame clínico e verificação documental antes de serem autorizados a entrar na feira.

Considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a Expointer reúne cerca de 2,5 mil expositores e é referência em inovação, negócios e tradição rural.

Sebilar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo