Período de forte instabilidade traz perigo de chuva volumosa e excessiva para o Rio Grande do Sul nos próximos dias

A previsão da MetSul Meteorologia indica dois episódios de instabilidade atmosférica que devem provocar chuva volumosa e excessiva no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul. A soma da precipitação entre os dias domingo, 18, e domingo, 25 de agosto pode ultrapassar a média histórica de todo o mês em diversas cidades gaúchas, com acumulados que podem chegar a 150 mm ou mais em apenas uma semana. Os volumes elevados trazem riscos de alagamentos, deslizamentos e interrupções em estradas, além de subida do nível de rios e cursos d’água menores.

O primeiro episódio de instabilidade ocorre entre segunda, 18, e quarta-feira, 20, com a atuação de uma baixa fria em altitude que deve avançar do Pacífico para o Sul do Brasil e se transformar em um ciclone no Atlântico. O segundo episódio, mais severo, é previsto entre sexta, 22, e sábado, 23, quando uma massa de ar frio organizará uma frente fria, intensificando ainda mais a chuva no território gaúcho. Modelos meteorológicos indicam possibilidade de acumulados entre 100 mm e 300 mm em diferentes regiões do estado.

A MetSul alerta para transtornos inevitáveis, como alagamentos urbanos e rurais, risco de deslizamentos e interrupção de vias. Embora ainda não haja consenso sobre os impactos hidrológicos em bacias maiores, já é considerada altíssima a probabilidade de chuva extrema no estado, com risco hidrológico relevante para áreas vulneráveis. A situação será monitorada com novas projeções no início da próxima semana.

Vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo