Polícia Civil captura em Buenos Aires um dos principais foragidos do Rio Grande do Sul

Criminoso, ligado à maior facção do estado, rompeu tornozeleira e fugiu para Bolívia e Argentina; operação internacional garantiu sua prisão

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Decap/Deic), prendeu na noite de segunda-feira, 1º de julho, em Buenos Aires, na Argentina, um dos criminosos mais procurados do estado. A ação fez parte da Operação Obsessão, realizada em cooperação com a Polícia Federal do Brasil e com a Polícia da Província de Córdoba, na Argentina.

O foragido tem uma longa ficha criminal, com antecedentes por tráfico de drogas, roubo e homicídios. Ele havia sido beneficiado com o uso de tornozeleira eletrônica em outubro de 2022, mas rompeu o dispositivo em fevereiro de 2023 e passou a ser procurado pelas autoridades.

Apontado como uma das principais lideranças da maior facção criminosa do Rio Grande do Sul, com origem na região do Vale dos Sinos, o indivíduo teria se escondido por um período em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde teria estabelecido uma aliança com a maior facção criminosa do Brasil, oriunda de São Paulo.

Com base em novas informações, uma equipe da Decap/Deic, coordenada pelo delegado Gabriel Lourenço, deslocou-se em segunda-feira, 29 de julho, até a cidade de Concórdia, na Argentina, onde iniciou as buscas em conjunto com a polícia local. Posteriormente, a equipe seguiu para Buenos Aires, onde, após monitoramento, localizou o foragido em um apartamento.

Durante a vigilância, o homem foi visto saindo do imóvel e abordado pelas forças de segurança. Ele não esboçou reação e nenhum material ilícito foi encontrado com ele no momento da prisão.

Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo número 0800 510 28 28 ou pelo site www.pc.rs.gov.br.

Sair da versão mobile