Polícia Penal do RS recebe 139 novos servidores para reforçar a segurança pública
Na quarta-feira, 20 de agosto, formatura marcou a conclusão dos cursos de formação de agentes penitenciários, com atuação prevista em várias regiões do estado

A Polícia Penal do Rio Grande do Sul ganhou, na tarde de quarta-feira, 20 de agosto, o reforço de 139 novos servidores penitenciários, que passam a atuar nas diferentes regiões penitenciárias do estado. A cerimônia de formatura foi realizada no Salão de Eventos da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa) e contemplou 123 agentes penitenciários (APs), 15 agentes penitenciários administrativos (APAs) e um técnico superior penitenciário (TSP).
O evento celebrou a conclusão da 4ª edição dos Cursos de Formação Profissional de APs e APAs e da 5ª edição para TSPs, promovidos pela Escola do Serviço Penitenciário (ESP). O curso, iniciado em 26 de maio, contou com 550 horas-aula para APs, 360 para APAs e 380 para TSPs, na modalidade híbrida, com disciplinas voltadas à segurança, procedimentos operacionais, atendimento pré-hospitalar e gerenciamento de crises, entre outras.
Durante a cerimônia, o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, destacou a importância do investimento em pessoal: “Investir na segurança pública é investir nas pessoas e protegê-las”, afirmou. Ele reforçou que, ao longo de 2025, 593 novos servidores penitenciários foram formados no estado.
O superintendente da Polícia Penal, Sergio Dalcol, também celebrou a ocasião, classificando a formatura como um compromisso com toda a sociedade gaúcha. “Vocês representam a renovação e o futuro de uma força que cresce e se fortalece a cada dia”, declarou.
Os profissionais formados foram aprovados no concurso público realizado em março de 2022 e passaram por um rigoroso processo seletivo, com provas objetivas, dissertativas, testes físicos e avaliações psicológicas, além de investigações sociais e funcionais.
Os novos servidores serão lotados nas Delegacias Penitenciárias das 1ª, 4ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª Regiões, bem como em unidades especiais e no Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), reforçando o compromisso do governo estadual com a qualificação e reposição dos quadros das forças de segurança.
Desde 2019, início da atual gestão estadual, 4.281 aprovados em concursos foram convocados para a instituição, alinhando-se à política de fortalecimento da segurança e transformação do sistema prisional.