Projeto de lei visa mudar combate ao javali no país

Proposta pretende transferir a responsabilidade do Ibama para os estados e garantir destinação social da carne dos animais abatidos

O deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), coordenador institucional da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), vai apresentar nas próximas semanas um projeto de lei que visa descentralizar o controle populacional do javali e do javaporco, atualmente sob responsabilidade do Ibama, para os governos estaduais. A proposta também prevê que a carne dos animais abatidos, após inspeção veterinária, seja doada a famílias em situação de vulnerabilidade, evitando o desperdício de proteína de boa qualidade.

Sem predadores naturais e com reprodução acelerada, essas espécies são consideradas pragas exóticas e representam ameaça à fauna, flora e à segurança sanitária do país. Segundo Moreira, um milhão de exemplares deveriam ser abatidos só neste ano, devido ao risco de transmissão de doenças como febre aftosa e peste suína. Para o parlamentar, a ausência de políticas efetivas e entraves ideológicos dificultam o controle da população desses animais invasores, o que coloca o Brasil em risco sanitário e econômico.

O engenheiro agrônomo Rafael Salerno, presidente da Associação Brasileira de Caçadores Aqui Tem Javali, reforça que a espécie já se espalhou por quase todo o território nacional, ameaçando ecossistemas nativos. Ele destaca que os caçadores são o maior grupo voluntário de proteção ambiental no Brasil e critica a burocracia e a falta de diretrizes claras para o controle da praga. No Rio Grande do Sul, por exemplo, javalis já comprometem o ciclo de regeneração do pinheiro-araucária, em risco de extinção.

Informações Jornal Correio do Povo.

Unimed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo