Veranópolis registra 247 faltas em consultas e exames do SUS em junho e acende alerta na Saúde

Veranópolis registra número preocupante de ausências em atendimentos agendados pelo SUS, comprometendo recursos públicos e ampliando tempo de espera de pacientes

O número de pacientes que não compareceram a exames e consultas no Sistema Único de Saúde (SUS) em Veranópolis, no mês de junho, chegou a 247. O dado é da Secretaria Municipal da Saúde e reforça um cenário de desperdício de recursos e atraso nos atendimentos à população.

Entre os exames pagos com recursos do município, foram 105 faltas registradas. A ecografia liderou com 63 ausências, seguida por ressonância (11), colonoscopia (11), tomografia (10), mamografia (4), endoscopia (3) e outros como audiometria, teste ergométrico e holter.

Nas consultas especializadas custeadas pela Prefeitura, houve 23 faltas, com destaque para traumato-ortopedia (15), gastroenterologia (5), dermatologia (2) e oftalmologia (1).

Já nas consultas via SUS – Gercon, foram 119 faltas em especialidades como reabilitação intelectual (APAE), urologia, dermatologia, endocrinologia, oftalmologia (incluindo catarata), cardiologia, oncologia, ortopedia, cirurgia vascular, bucomaxilofacial e gastroenterologia.

A Secretaria de Saúde de Veranópolis alerta que cada ausência representa não apenas a perda de recursos públicos, mas também a interrupção no acesso à saúde para outros pacientes. O órgão reforça o pedido para que, em caso de impossibilidade de comparecimento, o paciente avise com antecedência sua unidade de saúde, possibilitando que outra pessoa seja atendida no lugar.

Sair da versão mobile