Adeus a Robert Redford: lenda do cinema morre aos 89 anos

Elegância, talento e paixão pelo cinema marcaram a vida de Robert Redford, que morreu nesta terça-feira (16), aos 89 anos, em sua casa em Sundance, Utah. A notícia foi confirmada por sua representante Cindi Berger, que informou que o ator faleceu enquanto dormia, cercado por familiares. O pedido da família é que a privacidade seja respeitada neste momento de luto.
Redford conquistou Hollywood com atuações memoráveis em filmes que atravessaram gerações, como “Butch Cassidy” (1969), “Golpe de Mestre” (1973) e “Todos os Homens do Presidente” (1976). Como diretor, também fez história: venceu o Oscar em 1980 com Gente como a Gente e, em 2002, recebeu a estatueta honorária pela relevância de sua contribuição ao cinema mundial.
Muito além das telas, Redford foi um ativista engajado na preservação ambiental e deixou um legado importante para o cinema independente. Foi o criador do Instituto Sundance, responsável por dar origem ao Festival de Sundance, que se transformou em uma das maiores plataformas de divulgação de novos talentos e produções inovadoras no setor audiovisual.
A morte de Redford representa o fim de uma era em Hollywood. Ícone de elegância e carisma, ele será lembrado não apenas por sua beleza marcante, mas pela maneira como ajudou a moldar a história do cinema e abriu portas para cineastas do mundo todo. Sua ausência deixa uma lacuna irreparável na sétima arte.