Apagão em país da Otan poderia causar 3ª Guerra Mundial, alerta ex-comandante

Um apagão em Vilnius, capital da Lituânia, poderia ser o estopim de uma Terceira Guerra Mundial, envolvendo Rússia, China e os países da Otan. A análise é do general aposentado do Exército Britânico Richard Shirreff, que detalhou o cenário militar em um estudo hipotético.
Segundo o especialista, a paralisação dos serviços essenciais em Vilnius causaria caos, protestos e saques, levando o governo a decretar toque de recolher e lei marcial. A crise se espalharia para países vizinhos, e tropas russas poderiam avançar para o Desfiladeiro de Suwalki, área que conecta os Estados Bálticos ao restante da Europa.
Em meio ao avanço russo, a Otan acionaria o artigo de defesa coletiva, mas, segundo o general, a reação dos Estados Unidos poderia ser lenta, atrasando a resposta dos aliados. A China, por sua vez, aproveitaria a distração global para atacar Taiwan, utilizando mísseis hipersônicos, drones e forças especiais.
Shirreff afirma que decisões lentas e confusas de líderes mundiais poderiam permitir que a Rússia e a China avançassem em frentes diferentes. De acordo com o cenário traçado, em apenas cinco dias, a Otan poderia se desintegrar, a Rússia consolidaria a conquista da Ucrânia e a China atingiria seus objetivos em relação a Taiwan. Embora o cenário seja hipotético, o estudo serve para destacar as fragilidades na segurança global e como eventos aparentemente isolados poderiam desencadear uma série de conflitos.