Aumento de acolhimentos de crianças e adolescentes preocupa Caxias do Sul

FAS registra alta de 17% nos abrigos e casas lares em relação a 2024; negligência familiar é a principal causa.

Caxias do Sul registrou um aumento no número de crianças e adolescentes acolhidos em abrigos e casas lares durante o ano de 2025. Dados apresentados pela Fundação de Assistência Social (FAS) mostram que a média mensal de acolhimentos subiu para 201, um aumento de 17% em comparação com a média de 172 registrada em 2024. O pico foi em maio, quando 30 novos casos foram registrados, totalizando 225 vagas ocupadas.

Segundo o levantamento da FAS, a principal causa do acolhimento, em 48% dos casos, é a negligência familiar. Outros motivos incluem abandono (26%), uso de drogas pelos pais (14%), e abuso sexual ou outros riscos sociais (10%).

Para lidar com a crescente demanda, a FAS anunciou uma série de medidas. O presidente da fundação, Mauro Trojan, afirmou que profissionais estão sendo remanejados de outros setores para os Serviços de Acolhimento Institucional (SAIs) e que novos funcionários foram nomeados. Além disso, a prefeitura investirá mais de R$ 2 milhões na criação de um novo serviço de acolhimento com 20 vagas, que deve ser inaugurado em outubro, e na abertura de um novo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), com investimento anual de R$ 1,6 milhão.

Neri Conte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo