Brasil e EUA confirmam encontro entre Lula e Trump na ONU

Apesar de uma crise diplomática em curso, o Palácio do Planalto confirmou que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, dos Estados Unidos, se encontrarão novamente na próxima semana. O primeiro encontro, breve e amigável, ocorreu na terça-feira, 23 de setembro, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

A conversa, que durou cerca de 20 segundos, não estava na agenda oficial dos líderes. Trump foi quem propôs o encontro, e Lula aceitou prontamente. O presidente dos EUA, em seu discurso na 80ª Assembleia Geral da entidade, chegou a comentar publicamente sobre o encontro e a proposta de uma nova conversa.

“Encontrei o líder do Brasil ao entrar aqui e falei com ele. Nos abraçamos. As pessoas não acreditaram nisso. Nós concordamos que devemos nos encontrar na próxima semana”, disse Trump, que sinalizou que os dois países podem se “dar bem” e que “gosta de fazer negócios com pessoas de quem gosta”.

A proposta de diálogo ocorre em meio a uma crise diplomática entre os dois países, iniciada em julho, com sanções e tarifas sobre produtos brasileiros e tentativas de interferência em decisões do judiciário do Brasil. Apesar do aceno, Lula não mencionou o encontro em seu discurso, preferindo criticar as “sanções arbitrárias e unilaterais” e a ascensão do autoritarismo. Os assessores dos dois presidentes agora trabalham para definir se a próxima conversa será presencial ou por telefone.

Casa dos Condomínios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo