Brigada Militar flagra 10,64 hectares de desmatamento em operação na Região Noroeste

Brigada Militar constatou desmatamento, descarte irregular de dejetos e outras infrações ambientais durante fiscalização em municípios do Noroeste gaúcho

A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BABM), realizou entre os dias finais de agosto uma operação de fiscalização ambiental em apoio a requisições do Ministério Público, denúncias e alertas na Região Noroeste do Estado. As ações ocorreram em Frederico Westphalen, Cristal do Sul, Jaboticaba, Caiçara, Lajeado dos Bugres e Palmeira das Missões.

Com auxílio de imagens de satélite, drones e GPS, as equipes constataram a supressão de 10,64 hectares (106.400 m²) de vegetação nativa, incluindo áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente (APP). A operação também identificou descarte irregular de dejetos suínos em curso d’água, corte de espécies nativas como o Cedro-rosa, além de manejo de resíduos e efluentes em desacordo com a legislação e outras intervenções sem licenciamento.

Balanço da operação

As medidas adotadas incluíram a confecção de autos e registros, apreensões, orientações e encaminhamentos aos órgãos competentes.

O 3º BABM segue com ações permanentes de fiscalização voltadas à proteção da flora, recursos hídricos e fauna, em cooperação com o Ministério Público, órgãos ambientais e demais instituições.

Sair da versão mobile