Um caminhoneiro de 29 anos foi flagrado dormindo dentro da cabine do veículo, parado sobre a faixa da esquerda da BR-101, em Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina, na tarde de quinta-feira, 4 de setembro. A ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que encontrou com o motorista 47 comprimidos de anfetamina, popularmente conhecidos como “rebite”.
Após diversas tentativas, os agentes conseguiram acordar o condutor, que retirou a carreta da pista. Durante a abordagem, os comprimidos foram encontrados no bolso da bermuda do motorista, que confessou ter ingerido dois deles nas últimas 24 horas para tentar permanecer acordado — o uso da substância é proibido pela Anvisa.
Segundo informações da concessionária da rodovia, o mesmo caminhoneiro já havia sido acordado anteriormente, a 64 quilômetros do local, em estado semelhante de exaustão. A verificação do tacógrafo do veículo confirmou que ele não cumpriu as 11 horas mínimas de descanso exigidas em um período de 24 horas.
A empresa responsável pela carreta foi notificada e enviou outro motorista para dar continuidade à viagem. O condutor foi enquadrado por porte de drogas para consumo pessoal, assinou termo de compromisso e deverá comparecer em audiência judicial. Os comprimidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Barra Velha.