Com o aumento das tarifas de 50% imposto pelo governo de Donald Trump a produtos brasileiros, as exportações da indústria gaúcha para os Estados Unidos sofreram um recuo de 19% em agosto, primeiro mês de vigência da nova política. A pesquisa do Sistema Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul) mostra que o prejuízo no período foi de 30 milhões de dólares, o que coloca em alerta diversos setores da economia do estado.
O presidente da Fiergs, Claudio Bier, manifestou preocupação com o cenário, afirmando que a tendência é de agravamento da queda nas exportações. Bier classificou as medidas de auxílio anunciadas até o momento como “paliativas”, e destacou que segmentos-chave da indústria gaúcha foram diretamente impactados, principalmente o de armas de fogo, que registrou uma queda de 69,1% nas vendas ao mercado americano. Outro setor afetado foi o de transformadores e conversores, que teve um recuo de 67,5%.
Enquanto as exportações para os EUA caem, a indústria de transformação gaúcha como um todo registrou uma retração de 5,7% nas vendas externas, totalizando 1,3 bilhão de dólares no mês. Por outro lado, as importações do Rio Grande do Sul aumentaram 6,3% em agosto, somando 1,4 bilhão de dólares. A maior parte das compras externas (79% do total) veio da indústria de transformação.