Criminosos usavam falsificação de documentos e manipulação digital de imagens para desviar dinheiro de empresário gaúcho

Criminosos usavam falsificação de documentos e manipulação digital de imagens para desviar dinheiro de empresário gaúcho

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou a Operação Specchio na manhã desta terça-feira, 9 de setembro, para combater crimes de associação criminosa e furto qualificado por meio de fraude eletrônica. A ação apura o desvio de dinheiro de um empresário gaúcho.

A investigação, conduzida pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPRCC/DERCC), cumpriu dez mandados de busca e apreensão e de indisponibilidade de bens nos municípios de Marabá (PA), Açailândia (MA) e Porto Seguro (BA). Documentos, cartões bancários e aparelhos eletrônicos foram apreendidos.

Segundo a Polícia Civil, os criminosos usaram documentos falsificados, manipulação digital (deepfake) e e-mails fraudulentos para abrir contas bancárias em nome da vítima e cadastrar a empresa em uma plataforma eletrônica de antecipações de recebíveis. Com isso, o grupo conseguiu desviar R$ 828.880,68, que deveriam ser creditados à empresa da vítima, mas foram pulverizados em dezenas de transferências via Pix.

A investigação identificou ao menos sete pessoas envolvidas no esquema, com funções que iam desde a falsificação de documentos até a movimentação financeira e ocultação dos valores. A operação policial contou com o apoio das polícias civis da Bahia, Maranhão e Pará para coletar provas e tentar recuperar os valores desviados.

Sebilar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo