CSG avança em obras estratégicas na ERS-122 e entra na fase final de reconstrução de talude em Caxias do Sul

Intervenção já está 80% concluída e deve ser finalizada em outubro, enquanto duplicação da ponte sobre o Arroio Tega chega a 55% de execução

A Concessionária Serra Gaúcha (CSG) segue em ritmo acelerado nas obras para reforçar a infraestrutura viária e a segurança dos usuários da ERS-122, na Serra Gaúcha. No km 81,6 da rodovia, em Caxias do Sul, a reconstrução e estabilização de talude alcançou 80% de conclusão e deve ser finalizada em outubro. O trecho, próximo à Linha 40, foi um dos mais afetados pelos deslizamentos provocados pelas chuvas intensas de maio de 2024 e integra o plano de prevenção da concessionária para reduzir riscos de novos incidentes.

Entre os serviços realizados estão limpeza e supressão vegetal, terraplanagem, implantação de canaletas e bueiros de drenagem, além da instalação de drenos horizontais profundos (DHPs) para remover água do maciço rochoso. A proteção final incluirá tela de aço eletrossoldada e concreto projetado, garantindo maior estabilidade às encostas. Durante toda a execução, o tráfego no trecho segue normal, sem impactos às comunidades vizinhas.

De janeiro a agosto, foram realizadas 7 mil metros de perfurações no talude, 13 mil quilos de tela instalados e 394 metros cúbicos de concreto projetado aplicados. O investimento previsto é de R$ 20 milhões.

Para o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, a obra tem caráter preventivo diante de cenários climáticos extremos.
“Essa intervenção é fundamental para aumentar a segurança da ERS-122 e preparar a rodovia para suportar eventos climáticos extremos. Trabalhamos com planejamento e tecnologia para assegurar que o trecho tenha a resiliência necessária, protegendo motoristas e a região”, destacou.

Duplicação da ponte sobre o Arroio Tega atinge 55% de execução

Outra frente estratégica é a duplicação da ponte sobre o Arroio Tega, no km 73 da ERS-122, também em Caxias do Sul, que já alcançou 55% de execução. A obra integra as melhorias do Contorno Norte de Caxias do Sul e conta com investimento de R$ 50 milhões, provenientes da arrecadação do sistema de pedágio eletrônico Free Flow.

Com 267,95 metros de extensão e 12 metros de largura, a ponte foi projetada para suportar veículos pesados da classe TB-450. A estrutura inclui faixas de rolamento de 3,6 metros, acostamentos de 2,5 metros e faixas de segurança. No canteiro, já foram produzidas as 34 vigas estruturais necessárias e executadas 163 estacas e 130 metros de pilares.

As obras contam com 75 trabalhadores e seguem o cronograma previsto. Para evitar impactos ao tráfego, foi instalada uma estrutura provisória sob a ponte existente, permitindo fluxo normal de veículos e deslocamento de maquinários.

Segundo Peres, a duplicação é uma das principais entregas para a região:
“Essa é uma das principais obras para melhorar a fluidez e a segurança no trecho da ERS-122. Iniciamos os trabalhos em 29 de janeiro de 2025 e, em menos de um ano, já chegamos à metade da execução”, ressaltou.

Fonte/foto: Assessoria de Comunicação da CSG

Sair da versão mobile