Frente fria avança com força no RS e pode trazer temporais intensos

O Rio Grande do Sul inicia esta quarta-feira com o avanço de uma frente fria que deve provocar chuvas volumosas e temporais localizados, especialmente nas regiões Oeste e Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, essas áreas enfrentarão precipitação intensa acompanhada de raios, trovoadas e risco de ventos fortes, além da possibilidade de granizo em pontos isolados. A instabilidade, porém, não será uniforme em todo o estado — em algumas regiões, a chuva será mais dispersa e poderá nem atingir todos os municípios.
Com a chegada da frente fria, a expectativa é que a situação se intensifique na quinta-feira, quando grande parte do território gaúcho deve registrar aumento significativo nas chuvas. Em Porto Alegre e região metropolitana, esse será o dia mais instável da semana, com previsão de fortes pancadas de chuva acompanhadas de raios e trovoadas. A atuação de uma massa de ar frio vinda do Sul contribuirá para o avanço do sistema, que levará instabilidade a quase todo o estado ao longo do dia.
Apesar da predominância do mau tempo, algumas regiões do Norte gaúcho ainda devem ver o sol nesta quarta-feira, com temperaturas que podem se aproximar dos 30°C em cidades do Noroeste, Alto Uruguai e nos Vales. Já na sexta-feira, o tempo tende a melhorar no Oeste e Sul, embora áreas como o Planalto Médio, Serra e Litoral Norte ainda possam ter chuvas residuais e acumulados que podem ultrapassar os 75 mm em locais mais atingidos.