Inclusão digital amplia autonomia de pessoas com deficiência visual em Veranópolis

Grupo participa de encontros semanais para aprender recursos de acessibilidade em smartphones e fortalecer a independência no cotidiano

A inclusão digital tem transformado a vida de pessoas com deficiência visual em Veranópolis. A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, e busca reduzir barreiras por meio do uso da Tecnologia Assistiva (TA).

A TA, definida pela Lei Brasileira de Inclusão, corresponde a um conjunto de recursos, produtos e serviços que ampliam a funcionalidade e a autonomia, assegurando participação plena na vida acadêmica, social e comunitária.

Dentro dessa proposta, todas as terças-feiras à tarde, um grupo de pessoas com deficiência visual se reúne no Centro de Convivência Ivo Zanella. O objetivo é aprender e compartilhar conhecimentos sobre funcionalidades de acessibilidade em smartphones, tornando o uso do aparelho mais viável, facilitando o acesso a serviços digitais e promovendo maior independência no dia a dia.

Descrição da imagem: fotografia no interior do laboratório de informática do Centro de Convivência Ivo Zanella mostra o grupo de pessoas trabalhando na acessibilidade em celulares, utilizando recursos que ampliam as capacidades funcionais de pessoas com deficiência, tornando os dispositivos mais inclusivos e fáceis de usar.

Frassul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo