Lula responde a Trump sobre sanções: “Brasil não é republiqueta de banana”

O presidente Lula defende a soberania do Brasil após a condenação de Jair Bolsonaro e reage às ameaças de sanções dos Estados Unidos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou não temer novas sanções por parte do governo de Donald Trump, após a condenação de Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na última quinta-feira, 11 de setembro, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado pelo crime de tentativa de golpe de Estado.

Em resposta às declarações de Trump, que considerou a condenação “muito surpreendente”, Lula foi direto. “Os Estados Unidos precisam saber que não estão tratando com uma republiqueta de banana“, declarou o presidente. Ele reforçou que as acusações contra o Brasil são “todas falsas” e que o governo norte-americano não pode interferir nas decisões de um país soberano.

A reação de Trump e de seu Secretário de Estado, Marco Rubio, foi imediata. O presidente americano comparou a situação de Bolsonaro com a sua própria, classificando o ex-presidente brasileiro como “um bom homem”. Por sua vez, Rubio publicou nas redes sociais uma nota em que acusa o ministro do STF, Alexandre de Moraes, de ser um “violador de direitos humanos” e prometeu que os Estados Unidos “responderão adequadamente a esta caça às bruxas“.

Lula, por sua vez, garantiu que o Brasil irá responder a qualquer sanção que venha a ser imposta. “Não temo [novas sanções]. As acusações contra o Brasil são todas falsas, e o presidente Trump sabe disso. Se ele vai tomar outras atitudes, é um problema dele”, disse o presidente em entrevista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo