Lula viaja a Nova York para a ONU em meio a polêmica sobre vistos

Presidente tem presença confirmada na 80ª Assembleia Geral, mas a situação da sua comitiva ainda é incerta devido às sanções dos Estados Unidos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem previsão de embarque neste domingo, 21 de setembro, para Nova York, onde participará da 80ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) entre segunda-feira, 22 de setembro, e quarta-feira, 24 de setembro. A viagem acontece após uma semana marcada por polêmicas envolvendo a revogação de vistos por parte dos Estados Unidos. Embora o presidente Lula esteja com seu visto vigente, a composição de sua comitiva ainda é incerta, pois a participação de ministros e servidores pode ser afetada pela emissão ou não dos documentos de entrada pelos norte-americanos.

Um dos casos de destaque é o do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que teve seu visto aprovado na quinta-feira, 18 de setembro. Ele participará da conferência da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), além do evento principal da ONU. Padilha estava com o visto vencido desde 2024. O Itamaraty, por sua vez, ressalta que o acordo de sede da ONU nos EUA obriga o país a conceder vistos para a participação na Assembleia Geral, e qualquer medida contrária a essa norma é considerada uma violação legal.

Dom Vital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo