Metsul alerta para chuva intensa no Rio Grande do Sul e na Região Sul
Previsão é de acumulados de até 150 mm, temporais, ventos fortes e risco de alagamentos na virada de setembro para outubro

A Região Sul do Brasil está em alerta para chuvas intensas e volumosas na transição de setembro para outubro. A Metsul emitiu um aviso meteorológico indicando que os acumulados podem chegar a 150 mm em algumas áreas, acompanhados de temporais, rajadas de vento e risco de alagamentos.
A previsão aponta que uma massa de ar frio combinada com áreas de instabilidade deve provocar chuvas volumosas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O período de maior intensidade deve ser entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro.
Áreas em maior atenção
De acordo com o alerta, as áreas que devem receber os maiores volumes de chuva incluem a Metade Oeste do Rio Grande do Sul, com acumulados previstos de até 150 mm.
Outras regiões em atenção são:
- Norte de Santa Catarina: Há risco de temporais isolados e ventos fortes.
- Região Sul do Paraná: Chuvas devem ser frequentes com risco de alagamentos pontuais.
O Metsul também alerta para a possibilidade de ventos que podem atingir 100 km/h e ocorrência de granizo isolado em algumas cidades.
Recomendações e cuidados
As autoridades locais e o Metsul recomendam que a população adote medidas preventivas para evitar acidentes e danos materiais. Os cuidados essenciais durante o período de chuva intensa incluem:
- Evitar o trânsito em ruas alagadas.
- Redobrar a atenção ao dirigir.
- Não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de raios e quedas.
- Acompanhar boletins meteorológicos e alertas emitidos pelo Inmet.
A recomendação é de atenção redobrada especialmente para moradores de regiões ribeirinhas e áreas consideradas de risco.